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quinta-feira, 14 de abril de 2011

Simulador de microscópio para educação a distância - MIRA

               Com o objetivo de fornecer aos estudantes de Educação a Distância (EaD) conhecimentos que lhes permitam manipular um microscópio, e proporcionar um conteúdo com atividades educativas que antes só seriam viáveis em laboratório, o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (Ciar) da UFG lançou  o Microscópio Simulado em Realidade Virtual Aumentada (Mira). O lançamento foi no dia 4 de agosto de 2010, na sede do Ciar. 

                O software foi desenvolvido por meio de uma parceria entre o Ciar e o Instituto de Ciências Biológicas (ICB). O microscópio possui recursos didáticos que orientam o estudante de Educação a Distância, permitem conhecer o aparelho e realizar a leitura de lâminas mesmo que virtualmente. Por meio do Mira, os estudantes poderão visualizar células do banco de dados do programa e analisá-las como se estivessem diante de um microscópio real. 

Imagem da visão de um microscópio através do Mira. O aluno terá recursos como, por exemplo, alterar a posição das lâminas virtuais e o foco.

              Além disso, o microscópio conta com uma tecnologia de marcadores de realidade aumentada (já muito utilizada no meio publicitário) que são uma espécie de fichas contendo imagens que a webcam do aluno deverá decodificar para que sejam projetadas as imagens na tela do computador. 
             O projeto nasceu da necessidade de professores da modalidade EaD do curso de especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia da UFG. Assim, os alunos desse curso de especialização poderão a qualquer hora e local trabalhar com o microscópio mesmo virtualmente.  O recurso será disponibilizado na forma de um Cd-rom facilmente executável em qualquer computador. 
             De acordo com um dos participantes da equipe que desenvolveu o Mira, Silvestre Linhares, já existe a previsão de complementação do microscópio.  
O simulador permitirá ao estudante a visualização em três dimensões de um microscópio, além de fornecer as funções e a localização de cada parte de um aparelho real.

                Pelo CIAR, a coordenação do projeto é feita pelo professor Wagner Bandeira. Pelo ICB, a coordenação é da professora Simone Maria Teixeira de Sabóia Morais. Imagens e descrições foram feitas pelos professores Joana Cristina Neves de Menezes Faria, Moemy Gomes de Moraes e José Oscar Rodrigues de Morais.


Fonte: http://www.ufg.br/page.php?noticia=6338

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