O olho humano só consegue distinguir dois pontos separados por mais de 0,1 milímetros. Dessa forma, antes do surgimento dos microscópios era difícil realizar estudos celulares. A invenção do microscópio foi realizada por holandeses por volta de 1590, no entanto, a descoberta das células ainda demorou muitos anos, e aconteceu apenas em 1665. Robert Hook, ao observar um pedaço de cortiça notou a existência de pequenos compartimentos, que ele batizou de células. O microscópio que ele utilizou havia sido desenvolvido por ele próprio, e ainda era muito rudimentar o que impossibilitou o aprofundamento de sua descoberta. A teoria celular foi formulada apenas em 1839.
Fonte: Google Imagens |
O microscópio de luz funciona como um conjunto de lentes que ampliam a imagem que é transpassada por um feixe luminoso. Para que a imagem seja formada é preciso que aconteça a interação da luz com o espécime, de forma que este obsorva ou refrate os raios, criando contraste entre o objeto e o meio que o envolve.
Componente ópticos e mecânicos formam o microscópio de luz. Os ópticos são a fonte de luz, o condensador, as objetivas e a ocular, e eles participam direta ou indiretamente da formação da imagem ampliada do objeto na retina do observador. Os componentes mecânicos estabilizam o sistema de lentes que produzirá a imagem, e são eles a base ou pé, o braço, a platina, os parafusos macrométrico e micrométrico, o revolver das objetivas e o canhão da ocular. Os componente ópticos e mecânicos contribuem conjuntamente para a qualidade da imagem formada.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluironde fica o diafragma :D
ResponderExcluirmuito boa essa postagem
ResponderExcluirque lindo! quastão igualzinha a do meu trabalho!
ResponderExcluirigualzinha ao meu trabalho
ResponderExcluir