Páginas

domingo, 8 de maio de 2011

Junções Celulares

                   As células de organismos multicelulares estão organizadas em grupos chamados tecidos. Nos tecidos existem também uma rede complexa de macromoléculas chamadas de matriz extracelular. Para esta organização é necessário a existência de junções célula-célula e célula-matriz.
                  Neste sentido, os tecidos epitéliais e conjuntivo representam dois extremos. Como no tecido conjuntivo há abundância de matriz extracelular um número reduzido de células, predomina-se as junções célula matriz. Já no tecido epitelial as células estão firmemente unidas em camadas e a matriz extracelular é escassa, consistindo apenas da fina camanda que constitui a lâmina basal. Assim, no tecido epitelial há predominio das junções célula-célula. As junções celulares estão presentes em todos os tipos de tecidos.
                Há três tipos de junções:
  • Junções bloqueadoras: selam as células adjancentes em uma camada epitelial, impedindo a passagem de substâncias entre o epitélio. Ex.: Junções oclusivas.
  • Junções ancoradouras: conectam mecanicamente as células adjancentes e a matriz extracelular por meio do citoesqueleto. Ex.: Junções de adesão, desmossomos e hemidesmossomos.
  • Junções comunicantes: permitem a passagem de sinais elétricos ou químicos entre as células adjacentes. Ex.: Junções tipo gap ou fenda.
Junções oclusivas 

Adere firmemente as membranas plasmáticas das células epiteliais logo abaixo da superficie livre do epitelio. A junção oclusiva é formada pelas proteínas integrais ocludinas e claudinas, e bloqueia o espaço intercelular impedindo a passagem de substâncias através do epitelio.   

Junção de oclusão
Fonte: Google imagens
            
Junções aderente

Esta localizada abaixo da junção oclusiva e é constituída por proteínas da família das caderinas. As caderinas se conectam aos filamento de actina mediante proteínas ligadoras como as placoglobinas, catenina, alfa-actina e vinculina. As junção de adesão mantem as células ligadas entre si e estão localizadas em uma região rica em microfilamentos de actina que forma o cinturão de adesão.


Fonte: Google imagens

Junções comunicante

As junções comunicantes ou tipo Gap são canais formados por proteínas transmembrana. Cada canal é composto pela associação entre seis proteínas conexinas, o que forma uma estrutura cilíndrica e oca que atravessa a membrana plasmática permitindo a passagem de substâncias entre as células.

Fonte: Google imagens
Desmossomos

São encontrados por baixo da zona de adesão. Neste ponto dos desmossomos as membranas plasmáticas se encontram separadas por uma distância de 30 a 50 nm. Os demossomos são formados por proteínas da família caderinas denominadas desmogleína e desmocolina. Estão envolvidos também os filamentos intermediarios. Os demossomos conferem resistência mecânica aos tecidos.

Fonte: Google imagens
Hemidesmossomos

Ligam as células epitéliais a lâminas basal. É constituido pela associação de integrinas e filamentos intermediarios de queratina a uma rede de colágeno da lâmina basal. Esta conexão acontece por meio da proteína laminina.

Fonte: Google imagens
Resumo

26 comentários:

  1. Adorei, super explicativo, simples e fácil de entender, sem falar na complexibilidade e clareza, nota 10!!

    ResponderExcluir
  2. google imagem não é fonte...
    Retifiquem-se.

    ResponderExcluir
  3. Também gostei bem simples mesmo,o Alberts conta uma história para explicar as coisas srsrs
    brincadeira o importante também é ter a visão do todo

    ResponderExcluir
  4. Simples, claro e direto ao ponto. Exatamente o que eu procurava.

    ResponderExcluir
  5. Adorei... Tem tudo o que eu preciso.

    ResponderExcluir
  6. ou ótimo.. pena que não sou dos que aderem ao ctrl ; c ; v

    ResponderExcluir
  7. Pequeno erro de português em Junções Aderentes, depois de "...vinculina. ...", mas muito bom blog.

    ResponderExcluir
  8. Ótimo me ajudou muito com as minhas pesquisas. Obrigada!!! 👏

    ResponderExcluir
  9. Ajudou em meu trabalho da universidade! Pratico e simples de entender

    ResponderExcluir
  10. Elucidativo sem ser chato e burocrático. Mandou bem.

    ResponderExcluir
  11. Faltaram as interdigitações pra fechar com chave de ouro. Amei como foi tratado o conteúdo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. ótimo, ajudou bastante no meu trabalho acadêmico.

    ResponderExcluir
  13. Muito fácil de entender, adorei! Obrigada!

    ResponderExcluir